Receba nosso e-book de Farmácia Clínica !

Basta cadastrar seu melhor email para ter direito ao e-book.

Nós não enviamos spam! fique tranquilo

Vacinação covid19 para farmacêuticos de Drogarias

Vacinação covid19 para farmacêuticos de Drogarias

Muito tem se perguntando sobre quando irão ser vacinados os Farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias.

Não somente os farmacêuticos mas bem como todos os colaboradores das drogarias.

E tem gerado muita cobrança e expectativa para que se tenha alguma posição sobre isto.

É por isso que resolvi escrever brevemente para tentar explicar alguns pontos e tentarmos entender tudo o que está acontecendo.

Pois bem. O primeiro ponto que vamos explicar que sim, o Conselho Federal de Farmácia confirmou junto com o Ministério da Saúde a inserção de todos os Farmacêuticos do país na fase prioritária de pessoas que irão receber as vacinas.

A confirmação do que estamos dizendo você pode verificar com mais detalhes aqui.

Ocorre que nesse primeiro momento o Governo Federal possui o chamado Plano de Vacinação Nacional. E dentro desse plano é aonde os Farmacêuticos estão incluídos sendo na Fase 1.

O governo federal apenas distribui as Vacinas aos Estados, e por sua vez os Estados para as prefeituras onde irão operacionalizar.

Aqui no meu Estado de Rondônia, nós confirmamos junto ao secretário de saúde Fernando Máximo que os Farmacêuticos também estão no grupo prioritário do Estado.

Mas temos acompanhado que os Farmacêuticos estão sendo vacinados aos poucos. Principalmente aqueles que atuam em hospitais.

As dificuldades começam acontecer pelo primeiro fator que são a falta de doses suficientes para vacinar todos do grupo da fase 1.

Ou seja, não existe doses suficientes ainda e, sendo assim, as secretárias de saúde não estão conseguindo, justificadamente , vacinar todos os Farmacêuticos.

No entanto temos percebido que além disso, as secretárias de saúde estão tendo dificuldade em se organizar e traçar um planejamento. E ainda temos que lidar com os chamados agora de “fura fila”.

Para não ficarmos inertes, o conselho federal de farmácia propôs a compra de doses para somar com as ações do governo, para imunizar todos os farmacêuticos do Brasil.

Isto já causou um alvoroço a tal ponto de o site Intercept dedicar uma matéria inteira para afirmar de que nós estamos sendo “fula fila”.

O fato é que medidas estão sendo tomadas, mas as dificuldades são muitas devido as dadas circunstâncias do momento.

Espero que logo em breve possamos passar o mais breve possível por esta pandemia, e conseguir proteger nossa população e vencer este mal.

Para mais notas de esclarecimento basta clicar aqui.

Receba nosso e-book de Farmácia Clínica !

Basta cadastrar seu melhor email e whatsapp para ter acesso ao ebook

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.