Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Nós não enviamos spam! fique tranquilo

Drogarias no RJ são isentas de pagamento de anuidade

Drogarias no RJ são isentas de pagamento de anuidade

Na última quarta-feira (28/10), o Departamento Jurídico da Ascoferj consolidou mais uma vitória. Isso porque o juiz federal Dr. Eugênio Rosa, da 17ª Vara Federal, converteu em liminar de sentença de mérito a medida liminar conseguida há dois meses que isenta o Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ) de cobrar anuidades das filiais de farmácias, drogarias e distribuidoras que não possuem capital social destacado no contrato social.

Essa conversão de nomes significa que o juiz analisou novamente o caso e as justificativas apresentadas e comprovou que o argumento utilizado pela Ascoferj faz sentido. Gustavo Semblano, consultor jurídico à frente do caso, explica que, ainda assim, o Conselho pode recorrer da decisão.

“O CRF-RJ tem duas opções de recurso: a primeira é o de embargo de declaração, em que o mesmo juiz analisaria mais uma vez o processo. A segunda é o de apelação, quando o processo seria julgado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região”, comenta.

O advogado informa que a segunda opção pode ser favorável à Ascoferj: “Há um tempo atrás houve um caso parecido com esse, envolvendo o Conselho Regional de Química de São Paulo. Na ocasião, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, decidiu pela não cobrança de anuidade das filiais. Ou seja, essa isenção de cobrança já é um entendimento pacificado, solidificado pelo órgão máximo do Judiciário”.

Logo, a partir da decisão de ontem, as farmácias e drogarias associadas à Ascoferj que tiverem mais de uma loja continuarão pagando anuidade apenas pela matriz.

Fonte: ASCOFERJ

Comentários: Tal decisão pode impactar diretamente na arrecadação e consequentemente na administração do CRF-RJ. Farmacêuticos proprietários de Farmácias podem também obter esse mesmo benefício se for filiado a ASCOFERJ. Não deixa de ser uma forma de onerar o farmacêutico empreendedor, já que ainda não existe ainda uma legislação específica que ainda isente da anuidade pessoa jurídica a estes profissionais.

Mais notícias aqui.

Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *