Farmácias poderão fazer exames laboratoriais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA estuda a possibilidade de implementar em farmácias exames laboratoriais.
Atualmente está tendo um forte debate em torno desta temática pelos principais setores sendo o varejo farmacêuticos e o setor de análises clínicas do país.
“Fazer testes rápidos pode ser 1 avanço, ampliar o acesso. Mas testes de interpretação complexa devem ser bem pensados e regulamentados, para proteção dos pacientes”
afirma o sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da USP e ex-diretor da Anvisa, ao jornal O Globo.
A ANVISA quer atualizar uma resolução de 2005 que estabelece que apenas laboratórios é que podem fazer exclusivamente exames laboratoriais e essa possibilidade de fazer alguns exames em farmácias não é muito bem vista por alguns.
Se for implementado poderá aumentar os consultórios farmacêuticos ampliando a sua gama de prestação de serviços em farmácias.
Atualmente as farmácias já realizam alguns exames por exemplo testes rápidos para covid 19 e glicemia. A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, estão vendo esta iniciativa com um prisma positivo. Veja o que dizem:
“A maioria dos brasileiros não faz check-up. Essa é uma novidade que pode ampliar o acesso e mudar a cara da saúde brasileira”, afirma. “Imagine poder chegar em 1 lugar e com duas gotinhas de sangue medir glicemia, hemoglobina glicada, colesterol, PSA, HIV, sífilis”.
Por outro lado representantes da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, dizem que não são contra a iniciativa, mas que alertam para a complexidade do assunto.
“Há exames rápidos que funcionam bem, e outros que dão resultados equivocados. Essa é a lógica de ter a gerência de 1 laboratório, que conta com profissionais que estudaram para fazer calibração, validação, controle de qualidade. Não é o que está sendo proposto agora”.
A ANVISA está realizando a consulta pública e tem até o dia 23 de outubro para receber as considerações, e após isso, será deliberada pelo órgão com previsão ainda este ano a publicação da resolução atualizada.
E você o que acha desta iniciativa? Comente aqui. ‘
Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!
Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online
0 Comments