Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Nós não enviamos spam! fique tranquilo

Farmacêuticos podem Prescrever Antiretrovirais

Farmacêuticos podem Prescrever Antiretrovirais

Farmacêuticos do município de São Paulo podem prescrever as Profilaxias Pré e Pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), além de também possuir autonomia para solicitar exames necessários seguindo o que é preconizado no Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT).

A autorização, que é extensiva também aos cirurgiões-dentistas, está prevista na Portaria PM-DST/AIDS nº 364/2020, publicada no Diário Oficial do Município no dia 02/10. A ampliação das atribuições faz parte da articulação entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Programa de IST/Aids da capital paulista.

Segundo o Programa Municipal de IST/Aids a medida tem como objetivo aumentar a quantidade de profissionais da saúde capacitados para possibilitar a oferta das profilaxias de maneira mais acessível e expansiva.

Portanto, sendo a demanda de caráter espontâneo para o público preestabelecido pelo Ministério da Saúde, os pacientes enquadrados neste contexto específico já podem requisitar A Prep ou PEP para os farmacêuticos e cirurgiões-dentistas.

É importante ressaltar que existem evidências científicas satisfatórias para a introdução das profilaxias como forma mais direta de prevenção a infecção pelo HIV. Devido a este critério há a necessidade de ampliar o acesso a tais tecnologias medicamentosas.

A publicação também abrange os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados em 2018 pelo Ministério da Saúde para Profilaxia Pré-exposição e Pós de risco ao contágio pelo HIV, IST, Hepatites Virais

Capacitação – Segundo o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, os serviços de saúde devem providenciar as capacitações necessárias para o bom desempenho destes profissionais.

As atividades já iniciaram de forma remota, onde todas as quartas-feiras, farmacêuticos e cirurgiões-dentistas recebem orientações e fazem estudos de casos com a equipe médica da coordenadoria municipal.

Resoluções do CFF

“A portaria da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo amplia a atuação dos farmacêuticos no âmbito das ações voltadas à prevenção de ISTs/Aids e da assistência aos doentes. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) orgulha-se de ter pavimentado o caminho para essa conquista, com a publicação das resoluções que dispõem sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica”, comenta o presidente do CFF, Walter Jorge João. “Sem essa regulamentação, isso não seria possível.”

As atribuições clínicas do farmacêutico foram regulamentadas por meio da Resolução CFF nº 585/201, e visam à promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

A resolução autoriza o farmacêutico solicitar de exames para a avaliação, monitoramento e intervenções dos parâmetros bioquímicos e fisiológicos para fins de acompanhamento da farmacoterapia e rastreamento em saúde.

Já a Resolução CFF nº 586/2013 define a prescrição farmacêutica como o ato de selecionar e documentar terapias e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde.

Conforme a resolução, a prescrição deverá sempre ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, nas melhores evidências científicas, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde vigentes.

Saiba qual a diferença entre PrEP e PEP aqui: https://bit.ly/2HZkOaw

Confira a publicação da Portaria no Diário Municipal: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2020/Outubro/02/cidade/pdf/pg_0021.pdf

Fonte: Comunicação do Conselho Federal de Farmácia com informações da Agência de Notícias da Aids e Diário Oficial da Cidade de São Paulo

Para mais notícias no blog clique aqui.

Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *