Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Nós não enviamos spam! fique tranquilo

Ivermectina passa estar no controle especial

Ivermectina passa estar no controle especial

Passa a vigorar a partir de hoje a RDC 405 da ANVISA, que “Estabelece as medidas de controle para os medicamentos que contenham substâncias constantes do Anexo I (I – CLOROQUINA; II – HIDROXICLOROQUINA; III – IVERMECTINA;IV – NITAZOXANIDA).

Nesse anexo passa a constar o medicamento ivermectina agora só pode ser vendida sob retenção de receita nas farmácias. O texto da Resolução passa a ser:

Art. 7º A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.

A resolução também retira da portaria 344 o medicamento Nitoxazanida e a Hidroxicloroquina, incluindo agora ela nesta RDC. Veja o que diz o artigo:

Art. 15 Fica publicada a atualização da Lista C1 do Anexo I (Listas das Outras Substâncias Sujeitas a Controle Especial) da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998, republicada no Diário Oficial da União de 1º de fevereiro de 1999, estabelecendo as seguintes alterações, conforme previsto no Anexo II desta Resolução.Exclusão: 1.1. Lista “C1”: CLOROQUINA, 1.2. Lista “C1”: HIDROXICLOROQUINA e 1.3. Lista “C1”: NITAZOXANIDA.

Fonte: RDC 405

A medida de controlar a ivermectina se deu pelo fato de haver uma procura indiscriminada pela medicação nestes últimos dias para tratamento preventivo contra o covid19.

Sem contar que ainda não existe dados científicos sólidos para se comprovar a devida eficácia da medicação nestes casos.

Como fica quem já tinha ivermectina no estoque?

A RDC diz que quem já tinha no estoque, ou que comprou anteriormente a ivermectina não há necessidade de escriturar ela no inventário do SNGPC.

Mas compras e aquisições a partir de hoje em diante é necessário o controle da ivermectina e dos demais medicamentos nos anexos 1.

Todos os Farmacêuticos devem ficar atentos e atualizarem seus gestores e equipe quanto a esta nova regra a partir de hoje.

Qualquer outra nova atualização nós estremos trazendo aqui em nosso blog para auxiliá-los.

Para mais notícias podem acessar aqui.

Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!

Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

About the Author

0 Comments

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *