Regulamentada a Ozonioterapia para Farmacêuticos

Na 489ª Reunião Plenária Ordinária de janeiro, destaco algo de grande importância para a Classe Farmacêutica a aprovação da regulamentação da Ozonioterapia para Farmacêuticos.
Houve uma exposição dos estudos feitos, e os resultados positivos da técnica em diversos casos clínicos.
Foi amplamente debatido pelo plenário juntamente com a equipe técnica que havia feito a apresentação.
Para o Farmacêutico que já atua com essa técnica poderá segundo a resolução comprovar mediante contrato de trabalho prestado onde demonstrará o tempo que já dedica a técnica.
Ou até então poder fazer cursos de qualificação, ditos cursos livros mas com uma carga horária igual ou superior a 90 horas. Outra forma também de poder atuar na área seria fazendo pós graduação.
Portanto, com essa regulamentação da Ozonioterapia, seria a 136ª especialidade farmacêutica regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia – CFF.
O farmacêutico habilitado poderá assumir responsabilidade técnica por estabelecimento farmacêutico que realizar esta prática.
Entre outras atribuições, a resolução permite que o farmacêutico realize a consulta e anamnese farmacêutica, para avaliar sinais e sintomas, identificar as necessidades do paciente e realizar a prescrição farmacêutica em ozonioterapia.
O profissional também poderá, entre outras atividades, escalonar as doses de ozônio medicinal a serem utilizadas e a via adequada de acordo com a avaliação das necessidades do paciente e aplicar o ozônio medicinal de maneira isolada ou em combinação, para uso clínico ou estético.
Fonte: CFF
Mas o que é Ozonioterapia?
Como definição ficamos também com o que foi retirado do site do CFF que diz:
A ozonioterapia utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. É utilizada no tratamento de um amplo número de problemas de saúde e disfunções estéticas. O ozônio em baixas concentrações desempenha funções importantes dentro da célula, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, de modulação do estresse oxidativo, da melhora da circulação periférica e da oxigenação e ativação do sistema imunológico.
Fico extramente feliz de ter votado para a provação de mais uma especialidade Farmacêutica. Assim o profissional poderá ter segurança jurídica no seu trabalho, além de abrir as portas da empregabilidade e do empreendedorismo.
Não deixe esta oportunidade passar, faça parte agora mesmo!
Faça parte do maior grupo de capacitação para Farmacêuticos em cursos de pós graduação, palestras, workshops e simpósios online
0 Comments